O Banco Central divulgou, em colaboração com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os projetos selecionados para a segunda fase do piloto do Drex, a moeda digital brasileira que promete revolucionar o sistema financeiro. Dentre 42 propostas, 13 temas emergiram como pioneiros no desenvolvimento do futuro das transações financeiras.
Temas Selecionados:
- Crédito colateralizado em CDB
- Crédito colateralizado em títulos públicos
- Financiamento de operações de comércio internacional
- Otimização do mercado de câmbio
- Piscina de liquidez para negociação de títulos públicos
- Transações com Cédulas de Crédito Bancário
- Transações com ativos do agronegócio
- Transações com ativos em redes públicas
- Transações com automóveis
- Transações com créditos e descarbonização - CBIO
- Transações com debêntures
Dois desses temas, transações com ativos do agronegócio e debêntures, estão sob a competência direta da CVM, reafirmando a sinergia entre as instituições reguladoras.
Na fase inicial do piloto do Drex, os participantes testaram a operação de compra de um título público tokenizado entre dois clientes de bancos distintos. Essa fase focou na implementação da infraestrutura essencial para a criação da plataforma do real digital.
Agora, na segunda fase, a infraestrutura do piloto avança para testar a implementação de serviços financeiros por meio de smart contracts, criados e geridos por diversos participantes da plataforma.
Dezesseis consórcios ou empresas participam hoje do piloto: ABBC (incluindo Banco Brasileiro de Crédito, Banco Ribeirão Preto, Banco Original, Banco ABC Brasil, Banco BS2 e Banco Seguro, ABBC, BBChain, Microsoft e BIP); ABC (Banco ABC, Hamsa, LoopiPay e Microsoft); B3 (Banco B3, B3 e B3 Digitas); Banco do Brasil; Bradesco (Bradesco, Nuclea e Setl); BTG Pactual; Banco BV; Caixa (Caixa, Elo e Microsoft); Inter (Banco Inter, Microsoft e 7Comm); Itaú Unibanco; MB (MBPay, Cerc, Sinqia, Mastercard e Banco Genial); Nubank; Santander (Santander, Santander Asset Management, F1RST e Toro CTVM); SFCoop (Ailos, Cresol, Sicoob, Sicredi e Unicred); TecBan (Basa, TecBan, Pinbank, Dinamo, Cresol, Banco Arbi, Ntokens, Clear Sale, Foxbit, CPqD, AWS e Parfin); e XP-Visa.
Cada um desses participantes traz consigo não só expertise, mas um compromisso com a inovação e a democratização dos serviços financeiros. A BBChain está orgulhosa de ser parte dessa inovadora iniciativa, contribuindo com nosso vasto conhecimento em tecnologia blockchain e colaborações com parceiros estratégicos como Hyperledger Besu, Microsoft, Google, AWS, RedHat e R3 Corda. Estamos empenhados em desenvolver soluções que promovam a eficiência, transparência e segurança no ecossistema financeiro digital brasileiro.
Para saber mais sobre a BBChain, seus produtos e serviços acesse: bbchain.com.br
Fontes de informação sobre o assunto, nas quais a BBChain foi citada:
https://exame.com/future-of-money/cambio-credito-carros-bc-divulga-casos-de-uso-testados-drex/
https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2024/09/04/bc-divulga-lista-de-projetos-selecionados-para-segunda-fase-de-testes-do-piloto-do-drex.htm
https://www.estadao.com.br/economia/drex-bc-banco-central-divulga-lista-projetos-selecionados-segunda-fase-testes-piloto-moeda-real-digital-nprei/
https://einvestidor.estadao.com.br/ultimas/banco-central-revela-13-casos-de-uso-testados-piloto-drex-agronegocio-cdb/
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/bc-divulga-lista-de-projetos-selecionados-para-segunda-fase-de-testes-do-piloto-do-dr
https://istoedinheiro.com.br/bc-divulga-lista-de-projetos-selecionados-para-segunda-fase-de-testes-do-piloto-do-drex/
https://istoe.com.br/bc-divulga-lista-de-projetos-selecionados-para-segunda-fase-de-testes-do-piloto-do-drex/
https://www.jornaldocomercio.com/economia/2024/09/1170041-bc-divulga-lista-de-projetos-selecionados-para-segunda-fase-de-testes-do-piloto-do-drex.html